domingo, 19 de junio de 2011

História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares


HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares é, ao mesmo tempo, um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq desde junho de 2006 e um projeto de investigação integrado desenvolvido na FaE/UFPel (COCEPE Nº 7.08.04.042, 11/04/2006), sob a coordenação da professora Dra. Eliane Peres e que abarca vários sub-projetos.
Embora tenha sido cadastrado como grupo de pesquisa no CNPQ em 2006, desde 2001 já eram realizadas, na Faculdade de Educação da UFPel, investigações envolvendo essas temáticas (alfabetização, leitura e escrita) e desde 2004 produzidas dissertações de mestrado no PPGE. Esses trabalhos resultariam, em 2006, na criação do referido grupo de pesquisa que reúne alunos de graduação e de pós-graduação – mestrandos e doutorando do PPGE/FaE/UFPel.
Atualmente três eixos são privilegiados nas investigações: I) estudos sobre história alfabetização; II) pesquisas sobre práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita (práticas de letramentos); III) análise da produção, circulação e utilização de livros escolares produzidos no Rio Grande do Sul, especialmente entre os anos de 1940-1980 (período da influência do CPOE – Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais - SEC/RS na produção didática gaúcha).
EIXO 1: ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
  • Produção e circulação de cartilhas, de métodos e de propostas de alfabetização no RS;
  • Trajetórias e biografias de professoras alfabetizadoras e de autoras gaúchas de cartilhas;
  • História da alfabetização através de cadernos escolares de crianças e de cadernos de planejamento de alfabetizadoras;
  • Memórias de alfabetização;
  • Políticas de alfabetização (em especial a alfabetização no ensino fundamental de nove anos).
EIXO 2: PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DE LEITURA E ESCRITA (PRÁTICAS DE LETRAMENTOS)
  • Leituras e leitores em meios rurais e urbanos;
  • História das práticas de leitura;
  • Escritas ordinárias.
EIXO 3: LIVROS ESCOLARES PRODUZIDOS NO RIO GRANDE DO SUL
  • Análise da produção, circulação e utilização da produção didática gaúcha (especialmente entre os anos de 1940-1980, período da influência do CPOE - Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais - SEC/RS)
Além da investigação na área da alfabetização, leitura e escrita o HISALES tem como um de seus objetivos fundamentais constituir acervos para manutenção da história e da memória da alfabetização.
Assim, o HISALES disponibiliza neste site algumas informações acerca de seu acervo, disponível para pesquisadores e pesquisadoras da área.
http://www.ufpel.edu.br/fae/hisales/

No hay comentarios:

Archivo del blog

 

Visitantes ingresados