sábado, 12 de mayo de 2007

Evento lembra dez anos de ausência do educador Paulo Freire


Um dos maiores educadores do século 20, o professor Paulo Freire será homenageado pela PUC-SP no próximo dia 29/5, em evento no Tuca (rua Monte Alegre, 1.024). Ao longo do dia, haverá palestras, depoimentos, vídeos e atividades culturais com a presença do professor Mário Sérgio Cortella e do padre Júlio Lancelotti, entre outros, além do lançamento do livro Paulo Freire: uma história de vida, de Ana Maria Freire (veja a programação abaixo).

O evento marca os dez anos da morte de Paulo Freire, acolhido pela PUC-SP em 1980, quando voltou do exílio imposto pelo Regime Militar. Até 1997, ano em que faleceu, Freire deu aulas, pesquisou e orientou trabalhos no Pós em Educação: Currículo da PUC-SP. Em 1998, foi instituída na Universidade a Cátedra Paulo Freire que, desde então, se caracteriza como um espaço para o desenvolvimento de pesquisas e estudos em pós-graduação sobre a obra de Paulo Freire e suas repercussões para a educação e áreas afins, dentro e fora do Brasil.

Neste âmbito, está em fase de conclusão a dissertação de mestrado de Maurício Carrara, sob a orientação de Ana Maria Saul (coordenadora da Cátedra). Ela demonstra em números a dimensão da obra de Paulo Freire no meio acadêmico: o pesquisador da PUC-SP já localizou mais de 430 dissertações de mestrado e teses de doutorado, produzidas entre 1987 e 2003, sobre a temática de Paulo Freire.

Sobre Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife (PE), no dia 19 de setembro de 1921. Desde cedo conviveu com as dificuldades das classes populares no Nordeste. Freire é muito conhecido por ter criado um método de alfabetização de adultos. Porém, mais do que uma prática de alfabetização, desenvolveu uma pedagogia crítico-libertadora.

Em sua proposta, o ato de conhecimento tem como pressuposto fundamental a cultura do educando; não para cristalizá-la, mas como "ponto de partida" para que ele avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história.

Em sua primeira experiência, em 1963, Freire ensinou 300 adultos a ler e escrever em 45 dias. Esse método foi adotado em Pernambuco, um estado produtor de cana-de-açúcar.

O trabalho de Freire com os pobres, internacionalmente aclamado, teve início no final da década de 40 e continuou de forma ininterrupta até 1964. Nesse ano, com o golpe militar que derrubou o governo do Presidente João Goulart, Freire foi acusado de pregar o comunismo, sendo detido.

Os 16 anos de exílio foram períodos tumultuados e produtivos: uma estadia de cinco anos no Chile como consultor da Unesco; uma nomeação, em 1969, para trabalhar no Centro para Estudos de Desenvolvimento e Mudança Social da Universidade de Harvard; uma mudança para Genebra, na Suíça, em 1970, para trabalhar como consultor do Escritório de Educação do Conselho Mundial de Igrejas, onde desenvolveu programas de alfabetização para a Tanzânia e Guiné Bissau, que se concentravam na reafricanização de seus países; o desenvolvimento de programas de alfabetização em algumas ex-colônias portuguesas pós-revolucionárias como Angola e Moçambique; ajuda ao governo do Peru e da Nicarágua em suas campanhas de alfabetização...

Freire é dos mais significantes educadores do século 20. Sua pedagogia mostra um novo caminho para a relação entre educadores e educandos. Caminho este que consolida uma proposta político-pedagógica elegendo educador e educando como sujeitos do processo de construção do conhecimento mediados pelo mundo, visando a transformação social e construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária.

Na América do Sul, Europa, África, América do Norte e Central, suas idéias revolucionaram o pensamento pedagógico universal, estimulando a prática educativa de movimentos e organizações de diversas naturezas. Três filosofias marcaram sucessivamente a obra de Paulo Freire: o existencialismo, a fenomenologia e o marxismo. Seu pensamento rompeu a relação cristalizadora de dominação, buscando pensar a realidade dentro do universo do educando, construindo a prática educacional considerando a linguagem e a história da coletividade elementos essenciais dessa prática.

10 anos da ausência/ presença de Paulo Freire na educação

29/5/, no Tuca

- 9h – Abertura oficial com representantes: da Reitoria, dos Programas de Pós-Graduação, das Faculdades de Psicologia e de Educação e da TV PUC
- 10h – Conferência "10 anos da ausência/ presença de Paulo Freire na Educação" com o prof. Mário Sérgio Cortella
- 11h – Depoimento de Ana Maria Freire e lançamento do livro “Paulo Freire: uma história de vida"
- 12 às 14h – intervalo
- 14h - Apresentação de vídeo sobre Paulo Freire (TV PUC)
- 14h30 – depoimentos de educadores: "A presença de Paulo Freire na educação"

Alipio Casali – Pós-Graduação em Educação: currículo
Ana Maria Saul - Cátedra Paulo Freire, do Pós-Graduação em Educação: Currículo
Antonio Fernando Gouvêa da Silva - pesquisador da UFSCar
Hélio de Sousa Reis – MOVA-Movimento de Alfabetização/ Secretaria Municipal de Guarulhos
Isaias José - Núcleo de Trabalhos Comunitários, da Faculdade de Educação da PUC-SP
Carlos Rodrigues Brandão - Instituto Paulo Freire
Pde. Júlio Lancelotti - Vigário Episcopal do Povo da Rua
Lisete Arelaro - Faculdade de Educação da USP
Lutgardes Freire – representante da família de Paulo Freire
Pedro de Carvalho Pontual - Conselho de Educação de Adultos da América Latina (Ceaal)
Rosimary Mendes de Matos - Secretaria Municipal de Educação de Embu
Vera Barreto - Vereda-Centro de Estudo em Educação
Waldir Romero - Escola Municipal Comandante Garcia D´Ávila
Representante do Movimento dos Sem Terra (MST)
Representante da Secretaria Municipal de Educação de Diadema

- 17h30 - encerramento oficial- 18h - show cultural
*Ao longo dia, haverá exposição de trabalhos acadêmicos sobre Paulo Freire no saguão do Tuca

Promoção: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Programas de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação; Currículo; Educação, História, Política, Sociedade / Faculdade de Educação / Faculdade de Psicologia / Cátedra Paulo Freire / Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da Faculdade de Educação / TV PUC.
Apoio: Assessoria de Comunicação Institucional da PUC-SP / Assessoria de Políticas Tecnológicas da PUC-SP / Cortez Editora

8 comentarios:

Anónimo dijo...

Its likе you read mу mind! You seem to knоw a lot about thіs,
liκe you wгote the book in it or something.
I thіnk thаt you can ԁo with a
few pics to drіve the messagе home a bit,
but instead of thаt, this is excellent blog. Α great reaԁ.
I will definitеly be bаck.

Feel free to surf to my blog pοst - v2 cig review

Anónimo dijo...

Every weekend i uѕed to pay а quick visit this ωeb site, as і wish
foг enjoуmеnt, as this thіѕ site conatiοns
аctuаlly pleasant funny ԁata toο.


Feel freе to surf to my homepаgе :
: any4sia.blogspot.dk

Anónimo dijo...

I ԁon't even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don't know who you are but definіtеly you're going to a famous blogger if you aren't alгeady ;) Chеerѕ!


Chесk out my wеb pаgе ... Www.sfgate.com

Anónimo dijo...

Thanks for the ausρiсious writeup. It in fact used to be a аmusement aсcount іt.
Glancе complicateԁ to far introduced agreeаble from you!
By the way, how cοuld wе keep up
a coгresρondеncе?

Feеl free to visit my site Cuoihoinet.Vn

Anónimo dijo...

І rеally lіkе уour blog.
. ѵery nice colors & theme. Diԁ yοu design this website yoursеlf оr did you hire somеone to do it
for you? Plz rеspοnd aѕ I'm looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from. appreciate it

Here is my web site ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo dijo...

What's up friends, its great paragraph concerning teachingand fully explained, keep it up all the time.

Also visit my site - v2 Cigs Reviews

Anónimo dijo...

I love my оwn laѵa tube!!

Have а look at my wеbpage http://klaniny.pl

Anónimo dijo...

Nice post. I learn ѕοmethіng tοtallу nеw
and challengіng on websites I stumbleupon everyday.
It will always be exсiting tо rеad
сontent from other authoгs anԁ use
a little ѕomething frоm their web sites.

Reѵiеw my hοmepage ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Archivo del blog

 

Visitantes ingresados